A Argentina vive um processo semelhante com o Brasil em termos de expansão e interiorização do ensino superior. Não sei até que ponto têm as mesmas proporções, mas com certeza algumas das experiências vividas pelos docentes e gestores que estão implantando essas instituições têm muito em comum.
A Universidad do Rio Negro está implantando um Campus na cidade de General Roca e meu amigo Carlos Bori é um dos diretores responsáveis. Eles têm apenas 6 meses e vivem toda a sorte de problemas de começar a oferecer cursos sem estruturas físicas adequadas e R.H. suficientes. Estão provisoriamente adaptados em uma casa doada por um banco, enquanto algumas aulas acontecem no refeitório de uma escola!
É bom conhecer essas experiências para contrastar com as nossas.
Este blog visa compartilhar as produções acadêmicas, sobretudo dos estudantes em suas itinerâncias formativas e na elaboração dos seus produtos. Pretende ainda ser um espaço de troca e partilha de reflexões sobre a experiência de ser professor nas diversas dimensões (pessoal, institucional, técnica e gestão). Muitas dessas reflexões decorrem de situações diretamente vivenciadas, principalmente no âmbito da docência na Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário