Adoro participar das bancas de
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, até mesmo nas “maratonas” das
apresentações que sempre acontecem nos finais de semestres no curso de
Psicologia da minha universidade (Univasf).
A participação nessas bancas é,
quase sempre, uma oportunidade impar de aprendizagem. Além, obviamente, de ser
uma honra estar presente em momento ápice, que é uma defesa de TCC. Nesses
momentos aprecio a produção intelectual e científica do aluno, na escrita e na
parte oral, compartilho críticas com os colegas de banca e me deparo, muitas
vezes, com questões importantes que me faz refletir sobre as práticas e também
sobre o jeito de produzir conhecimento.
Recentemente (nessa última “maratona”)
pude discutir, reiteradamente, dois aspectos, inter-relacionados, da produção do
conhecimento via projetos de pesquisa. O primeiro dizia respeito a identificação
ou não do campo empírico ou mesmo de grupos sociais nos projetos. Por exemplo: eticamente
seria correto anunciar, no título e no corpo do trabalho, um estudo sobre “os
estudantes de psicologia do 5º período da Univasf”? Estaria ferindo a ética no
sentido de expor o lugar e mesmo um grupo social?
O segundo aspecto dizia respeito
a incapacidade de um estudo micro ser “generalizado”. Pegando o mesmo exemplo: ao
pesquisar sobre “os estudantes de psicologia do 5º período da Univasf”, seria
possível que os resultados pudessem interessar outros pesquisadores que
abordariam estudantes de graduação da China?
Uma pequena observação: quando
falo de “generalização” não estou me referindo, necessariamente, ao modelo neopositivista,
mas sim a capacidade de um estudo de se comunicar, de ser transposto a outras
realidades. Essa capacidade do estudo faz parte, no meu entender, da própria estética
da ciência, dos seus rigores, independente de qual paradigma se refira.
Mas voltando aos aspectos
discutidos na minha recente experiência das bancas, observo que o mais
importante não é se há explicitação ou não do campo empírico ou dos grupos sociais.
O que importa é se o objeto de estudo ou o corpus
teórico metodológico exige (é lógico que estando atento as exposições
desnecessárias). Imagine um estudo historiográfico e de cunho etnográfico que exige
a identificação de uma comunidade?! Há, nesses casos, uma exigência do objeto,
do quadro teórico e metodológico.
Eu já vi, inclusive, trabalho
perder sua riqueza na discussão justamente por causa de timidez em descrever o
campo empírico - um receio em transgredir os suposto preceitos éticos (o estudo
tratava, no caso, de uma empresa que foi pouco descrita para não ser revelada
sua identidade).
Também observo que a questão não
é desenvolver um estudo macro para se buscar melhor “generalizações” (sobre
isso quero abordar, posteriormente, a questão de estudos quanti e quali). É possível
alcançar boas transposições com estudos micros. O que seriam, por exemplo, dos
estudos de caso? Ou melhor, da clássica pesquisa de Antônio Calos Ciampa, da
psicologia social, que elaborou o conceito de “processo indentitário”? Ciampa estudou as transformações identitárias vividas
pela empregada doméstica da sua casa!
A questão é (de novo outra
dimensão do rigor) a capacidade de transposição presente no trabalho. Afinal,
não faz sentido um estudo ensimesmado, que não possa ser de interesse para
outros.
Por fim, quero agradecer aos
estudantes que me oportunizaram belas experiências de banca e aos colegas que
tensionaram, debateram, dialogaram e produziram uma série de reflexões.
Meu caro, sempre bom acompanhar suas reflexões. Estou neste momento no curso de especialização do CETAD, e viu levar estas reflexões comigo. Forte abraço, Victor!
ResponderExcluirValeu Victor! Dê notícias! Fazendo uma pós ou dando aula nessa pós?
ExcluirExcelente reflexão Marcelo. Vou compartilhar no mru blog e discutir com orientandos de TCC e colegas do departamento.
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