Disciplina: Educação e Políticas Públicas
Por: Josefa Eugênia Tenório Tavares
É importante
conhecer os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, pois, é preciso ter uma compreensão de ser humano
biopsicossocial o qual está atravessado por aspectos internos e externos, sendo
alguns desses passíveis de manipulação. Sendo assim, através da observação dos
fatores envolvidos no processo de desenvolvimento humano se torna possível
pensar e implementar as alterações necessárias dentro do contexto em questão,
em busca de compreender, para quando necessário contribuir para solucionar
problemas.
Tanto a maturação do
organismo, quanto a interação com o meio tem grande importância para a
aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Existe a necessidade de uma
maturação do cérebro para que criança possa desenvolver determinadas
atividades, mas se não houver estímulo do meio ela pode não realizar as mesmas.
Para se adequar ao meio em que vive a criança precisa desenvolver e aprender
determinadas coisas, mas isso só será possível se tais aprendizados estiverem
adequados as suas competências orgânicas. Ou seja, as variáveis biológicas e
ambientais precisam estar em concordância para a ocorrência do desenvolvimento
e da aprendizagem. Sendo o
desenvolvimento dependente também da interação com os outros, quanto mais cedo ocorrer à interação como
forma de aprendizagem organizada, mais natural parecerá para a criança. A
criança nasce predisposta a aprender, fazendo a aprendizagem parte do seu
desenvolvimento, dessa forma, sendo mais importante e impulsionando mais o desenvolvimento, a interação na
primeira infância.
O profissional
da educação com conhecimento sobre o desenvolvimento humano agrega a sua
formação a compreensão do funcionamento
dos aspectos físicos e mentais, e das características de cada etapa do processo
de desenvolvimento da criança, possibilitando que o mesmo possa planejar e
trabalhar estratégias de ensino voltadas para estimulação adequada a tal etapa,
o que facilita a evolução deste processo da melhor maneira possível. Além
disso, poderá torná-lo capaz de identificar e compreender, as possíveis
dificuldades ou distúrbios na aprendizagem, algo que é também fundamental para
que a criança possa receber o investimento adequado ao seu desenvolvimento.
As
dificuldades de aprendizagem podem ser relacionadas as condições orgânicas e ambientais. As orgânicas seriam as
dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, relacionadas ao funcionamento do
cérebro que interferem no processo de aquisição do conhecimento ou
desenvolvimento. As ambientais seriam as dificuldades escolares relacionadas
com as questões pedagógicas e socioafetivas.Conhecer essas condições pode
contribuir para proporcionar um atendimento adequado para as necessidades
específicas apresentadas por cada criança, de acordo com suas limitações,
decorrentes da sua condição e diante de suas possibilidades, bem como, trabalhar
com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, de acordo com seu ritmo e
com os estímulos necessários para sua evolução.
Para evitar o fracasso
escolar é de suma importância utilizar estratégias de ensino específicas e
propícias para cada forma de aprendizagem, considerando sua subjetividade e o
contexto no qual está inserida, com foco no desenvolvimento de suas
potencialidades e evitar considerações depreciativas ou desestimulantes. E
ainda, proporcionar um ambiente acolhedor que possibilite que a criança
sinta-se segura, confortável e confiante para desenvolver as atividades
propostas. Então, quanto maior o arcabouço teórico sobre as diferentes teorias de desenvolvimento e
aprendizagem, melhor poderá ser a compreensão e desconstrução de
preconceitos e mitos em torno das mesmas, algo necessário à prática pedagógica,
e principalmente, com as crianças com dificuldades ou necessidades específicas
ou especiais. Além disso, a partir do conhecimento aprofundado do tema,
torna-se mais fácil e produtivo o planejamento e a realização de atividades
adequadas.
A
Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades
especiais receberem educação preferencialmente na rede regular de ensino. Porém
isso não acontece, principalmente, pelas limitações
das escolas na capacidade de disponibilizarem o ensino adaptado, que decorre,
da falta de estrutura para tanto e em parte, da falta de políticas públicas
eficientes, capazes de suprir as demandas necessárias para este fim. Algumas
das variáveis que podem causar dificuldades de integração dos alunos com
necessidades especiais são o despreparo
dos docentes e as condições físicas e institucionais inadequadas para trabalharem,
mas ainda existem outras como: preconceito e falta de interesse (não só
por parte dos professores, pois, esse é um problema que diz respeito a toda a
comunidade escolar e a sociedade em geral).
Portanto, é importante
estabelecer os direitos das crianças portadoras ou não de necessidades
especiais a educação, mas é mais importante ainda garantir tais direitos,
principalmente buscando qualificar essa educação. É importante sim que as
pessoas ocupem seus espaços de direito, mas mais importante é a qualidade das
relações que vão estabelecer nesses espaços, para que usufruir de seus direitos
não se torne um martírio. Ainda existe muito a ser feito para que a escola
esteja realmente preparada para receber o aluno com dificuldades especiais e
até mesmo para trabalhar com aqueles com dificuldades de aprendizagem. Os
profissionais envolvidos no trabalho com a educação precisam estar
sensibilizados para a importância desse trabalho. Precisam estar alinhados,
aluno e professor, no sentido de que os objetivos a serem alcançados precisam
ser compartilhados, pois o desejo de aprender pode depender do desejo de
ensinar, com isso, poderão vir a ser preservados direitos e garantias para
promover verdadeiramente cidadania.
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