sexta-feira, 19 de maio de 2017

Formação voltada para a individualidade, as dificuldades de aprendizagem e os portadores de necessidades educativas especiais: caminho para inclusão

Disciplina: Educação e Políticas Públicas

Por: Josefa Eugênia Tenório Tavares

É importante conhecer os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, pois, é preciso ter uma compreensão de ser humano biopsicossocial o qual está atravessado por aspectos internos e externos, sendo alguns desses passíveis de manipulação. Sendo assim, através da observação dos fatores envolvidos no processo de desenvolvimento humano se torna possível pensar e implementar as alterações necessárias dentro do contexto em questão, em busca de compreender, para quando necessário contribuir para solucionar problemas.
Tanto a maturação do organismo, quanto a interação com o meio tem grande importância para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Existe a necessidade de uma maturação do cérebro para que criança possa desenvolver determinadas atividades, mas se não houver estímulo do meio ela pode não realizar as mesmas. Para se adequar ao meio em que vive a criança precisa desenvolver e aprender determinadas coisas, mas isso só será possível se tais aprendizados estiverem adequados as suas competências orgânicas. Ou seja, as variáveis biológicas e ambientais precisam estar em concordância para a ocorrência do desenvolvimento e da aprendizagem. Sendo o desenvolvimento dependente também da interação com os outros, quanto mais cedo ocorrer à interação como forma de aprendizagem organizada, mais natural parecerá para a criança. A criança nasce predisposta a aprender, fazendo a aprendizagem parte do seu desenvolvimento, dessa forma, sendo mais importante e impulsionando mais o desenvolvimento, a interação na primeira infância.
O profissional da educação com conhecimento sobre o desenvolvimento humano agrega a sua formação a compreensão do funcionamento dos aspectos físicos e mentais, e das características de cada etapa do processo de desenvolvimento da criança, possibilitando que o mesmo possa planejar e trabalhar estratégias de ensino voltadas para estimulação adequada a tal etapa, o que facilita a evolução deste processo da melhor maneira possível. Além disso, poderá torná-lo capaz de identificar e compreender, as possíveis dificuldades ou distúrbios na aprendizagem, algo que é também fundamental para que a criança possa receber o investimento adequado ao seu desenvolvimento.
As dificuldades de aprendizagem podem ser relacionadas as condições orgânicas e ambientais. As orgânicas seriam as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, relacionadas ao funcionamento do cérebro que interferem no processo de aquisição do conhecimento ou desenvolvimento. As ambientais seriam as dificuldades escolares relacionadas com as questões pedagógicas e socioafetivas.Conhecer essas condições pode contribuir para proporcionar um atendimento adequado para as necessidades específicas apresentadas por cada criança, de acordo com suas limitações, decorrentes da sua condição e diante de suas possibilidades, bem como, trabalhar com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, de acordo com seu ritmo e com os estímulos necessários para sua evolução.
Para evitar o fracasso escolar é de suma importância utilizar estratégias de ensino específicas e propícias para cada forma de aprendizagem, considerando sua subjetividade e o contexto no qual está inserida, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades e evitar considerações depreciativas ou desestimulantes. E ainda, proporcionar um ambiente acolhedor que possibilite que a criança sinta-se segura, confortável e confiante para desenvolver as atividades propostas. Então, quanto maior o arcabouço teórico sobre as diferentes teorias de desenvolvimento e aprendizagem, melhor poderá ser a compreensão e desconstrução de preconceitos e mitos em torno das mesmas, algo necessário à prática pedagógica, e principalmente, com as crianças com dificuldades ou necessidades específicas ou especiais. Além disso, a partir do conhecimento aprofundado do tema, torna-se mais fácil e produtivo o planejamento e a realização de atividades adequadas.
A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação preferencialmente na rede regular de ensino. Porém isso não acontece, principalmente, pelas limitações das escolas na capacidade de disponibilizarem o ensino adaptado, que decorre, da falta de estrutura para tanto e em parte, da falta de políticas públicas eficientes, capazes de suprir as demandas necessárias para este fim. Algumas das variáveis que podem causar dificuldades de integração dos alunos com necessidades especiais são o despreparo dos docentes e as condições físicas e institucionais inadequadas para trabalharem, mas ainda existem outras como: preconceito e falta de interesse (não só por parte dos professores, pois, esse é um problema que diz respeito a toda a comunidade escolar e a sociedade em geral).
Portanto, é importante estabelecer os direitos das crianças portadoras ou não de necessidades especiais a educação, mas é mais importante ainda garantir tais direitos, principalmente buscando qualificar essa educação. É importante sim que as pessoas ocupem seus espaços de direito, mas mais importante é a qualidade das relações que vão estabelecer nesses espaços, para que usufruir de seus direitos não se torne um martírio. Ainda existe muito a ser feito para que a escola esteja realmente preparada para receber o aluno com dificuldades especiais e até mesmo para trabalhar com aqueles com dificuldades de aprendizagem. Os profissionais envolvidos no trabalho com a educação precisam estar sensibilizados para a importância desse trabalho. Precisam estar alinhados, aluno e professor, no sentido de que os objetivos a serem alcançados precisam ser compartilhados, pois o desejo de aprender pode depender do desejo de ensinar, com isso, poderão vir a ser preservados direitos e garantias para promover verdadeiramente cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário