segunda-feira, 1 de novembro de 2021

DESEMPENHO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19


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Atos Gabriel da Cruz Reis

Cláudio Hummer Freitas de Queiroz

Hugo Gabriel Oliveira dos Santos

Maria Tereza da Silva Gonçalves

Renato Souza Cardos

Graduandos em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco


Introdução

 

A pandemia da Covid-19 impôs a todos uma realidade inesperada e a qual todos tiveram que se adaptar. Inclusive as instituições sociais, como a escola. Os passos iniciais dados por todos é o da alfabetização, que é um ponto crucial no desenvolvimento educacional. Falhas nesse processo podem ocasionar perdas e atrasos importantes para a criança. O presente trabalho teve como objetivo analisar o desenrolar das atividades educacionais relativas à alfabetização de crianças no contexto de pandemia, visando trazer contribuições na compreensão de seus efeitos na realidade das famílias. Um dos pontos suscitados foi a acessibilidade do ensino remoto, já que é sabido que grande parte da população brasileira não possui acesso à internet, impondo um revés à educação. O presente trabalho constituiu-se por meio de uma consulta aos pais ou responsáveis de crianças em alfabetização e os desafios enfrentados no processo.

 

 

Fundamentação Teórica

 

Geograficamente o Brasil é um país continental com diversos problemas estruturais e a Educação vem sofrendo impactos das lacunas das faltas de investimento político em sua base. A era da Internet hoje tem um enorme poder de alcance e compartilhamento de informações, no entanto, tem-se percebido que o processo de educação formal é afetado pela pandemia da COVID-19, tendo em vista a necessidade de distanciamento social, a falta de familiaridade e acesso de comunidades a tais recursos tecnológicos (LEMOS & SARLO, 2021).

            O uso de tecnologias não adaptadas ao contexto educacional e sim ao empresarial fez com que muitos professores e estudantes sentissem dificuldades em desempenhar suas tarefas de forma apropriada, e pode também expressar despreparo do sistema educacional ao lidar com momentos de crise que a pandemia de COVID-19 trouxe (XIAO; LIU, 2020).

            A complexidade do processo de alfabetização em ensino remoto traz inúmeros desafios que a depender da realidade de cada aluno se aprofundam em heterogeneidades. A presença ativa dos pais no processo formativo de seus filhos é vital para auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades estimuladas na escola (PAPALIA, 2013).

Desenvolvimento da Problemática

 

Com efeito, muitos estudos têm sido desenvolvidos para mensurar os impactos do contexto pandêmico na sociedade. Assim também a presente pesquisa se justifica na busca da avaliação dos possíveis danos no setor do aprendizado infantil, em específico na alfabetização, através da interrogação dos pais ou responsáveis pelos menores. Dessa forma, investigamos as questões relacionadas às possíveis dificuldades de acesso ao aprendizado, as dinâmicas elaboradas em ambientes virtuais, a presença ativa dos pais e responsáveis no ensino, e por fim, o desenvolvimento da criança nos estudos. A pesquisa consistiu de um questionário online contendo 15 questões sobre o desempenho e a dinâmica escolar de crianças durante a pandemia que foi enviado aos participantes por meio de redes sociais. Estes deveriam ser pais e/ou responsáveis por crianças que estudam na Educação Infantil, segundo a definição da Base Nacional Comum Curricular. 21 responderam.

 

 

Considerações Finais

 

Levando em consideração o contexto atual de pandemia da COVID-19, foi realizada essa pesquisa com o intuito de observar os impactos dessa na educação durante o período de alfabetização. Para isso, foram levantadas hipóteses acerca da temática, as quais envolviam principalmente o ensino remoto, visto que grande parte da população brasileira não possui acesso a internet de qualidade. Dessa maneira, foi elaborado um formulário online, no qual os responsáveis pelas crianças poderiam responder sobre sua experiência em relação à situação em questão.

Ao analisarmos as respostas apresentadas no formulário, algumas hipóteses feitas anterior à coleta de dados puderam ser comprovadas, como por exemplo, pôde-se verificar que quanto à didática utilizada pelos professores, não há unanimidade, onde 9 responderam positivamente enquanto 8 responderam negativamente. Além disso, também pôde ser analisado relatos de problemas referentes à falta de concentração e foco durante a aula, o que confirma as hipóteses pensadas anteriormente. Em contrapartida com o esperado, mais de 80% responderam que a tecnologia presente em suas residências foi suficiente para a participação no ensino remoto, o que traz o questionamento: esse fator estaria relacionado à grande maioria da amostra ter filhos estudando em escolas privadas, indicando renda média alta?

Pudemos inferir diante dos resultados que as crianças se saíram bem nas aulas remotas, em especial às que estudam em escola privada e/ou no Grupo 3. Os pais de crianças que estudam em escola pública mostraram-se mais afetados pela pandemia e preferem as aulas presenciais. Em comparação aos primeiros, estes tiveram mais dificuldade com o ensino remoto e em auxiliar os filhos em sua aprendizagem. Entretanto, a maioria dos pais de alunos de escola privada relataram um impacto negativo no aprendizado das crianças, somados juntos, os relatos de regressão e estagnação superam o de evolução na aprendizagem. Todos os participantes responderam que era importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças que essas interagissem com outras.

            Logo, pode-se perceber que há problemas em relação às práticas do ensino remoto, referentes principalmente à didática e ao foco das crianças na aula, fator que pode comprometer o desenvolvimento desses alunos. Um estudo mais aprofundado que constasse questões sobre renda familiar poderia tirar algumas dúvidas apresentadas nesse projeto.

 

 

Esse texto é produto do processo vivido no âmbito da disciplina Tópicos Especiais em Psicologia - Interfaces Saúde e Educação, do curso de Psicologia da Univasf, tendo como professores Virgínia de Oliveira Alves Passos e Marcelo Silva de Souza Ribeiro em Outubro de 2021.


Para Saber Mais:

 

Lemos, L. M. R., & Sarlo A. L. da S. (2021). Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde13(2), e5981. https://doi.org/10.25248/reas.e5981.2021

 

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

 

XIAO, Chunchen and Yi Li. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focusedconcerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-oneducation-in-china. Acesso em: 10 outubro 2021.

 


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