quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Bullying no ambiente escolar e possibilidades de intervenção





 REBECA MIRANDA DOS REIS.

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

Trabalho fruto da disciplina Educação e Políticas Públicas .


Dessa forma, um problema digno de preocupac;ao e que se apresenta de forma significativa no ambiente escolar e obullying. Ele se caracteriza por ac;oes intencionais e repetidas por parte de um ou mais individuos e direcionadas a um outro que se encontra em posic;ao indefesa. A presenc;a de situac;oes de bullying colabora para que o ambiente escolar seja percebido pelos estudantes como local pouco seguro e contraria a existencia das interac;oes positivas, tao importantes para a qualidade devida dos individuos que compoem a escola (Silva et al., 2018).

Dentro do conceito de bullying estao comportamentos verbais como xingar, ameac;ar e p6r apelidos; comportamentosrelacionais como a propagac;ao de fofocas e mentiras que podem prejudicar o relacionamento com os pares; comportamentosfisicos como empurrar, bater, socar, usar armas para agredir e roubar lanche. Ha também o bullying indireto, que "envolve comportamentos de exclusão, indiferença e extorsão" (Pimentel et al., 2020).

A vitimização por esse tipo de agressão pode desencadear danos a saude mental do adolescente agredido, como baixa autoestima, sintomas depressivos e de ansiedade, estresse pós-traumático e ate mesmo, em casos mais graves, ideação tentativas de suicídio (Pimentel et al., 2020). A frequência de ocorrência nessas agressões em ambientes educacionais brasileiros geram um cenário preocupante inclusive para o desenvolvimento de politicas publicas que são necessárias para seu enfrentamento (Silva et al., 2018).

Assim como mostram diversas pesquisas, a presenc;a do bullying e infelizmente muito visivel para quern tern contato com ambientes escolares. A titulo de exemplo foi notado como um dos principais problemas apresentados em uma escola publica de ensino fundamental na qual foi realizada uma pratica de curta duração pelos alunos do  período do curso de psicologia da Univasf, como parte da disciplina Teorias e Praticas de Desenvolvimento e Aprendizagem. Por meio de uma atividade na qual pediu-se que fossem explicitadas coisas das quais não gostavam com relação a escola, as interações agressivas foram pontuadas por muitos dos alunos. Alem disso, durante o pouco tempo em contato com estes,  foi possível perceber algumas atitudes que sinalizavam o bullying.

 

Diante disso tentou-se buscar atividades pontuais que pudessem servir para trabalhar a tematica com os referidos alunos, no intuito de intervir, por minimo que fosse, no problema, que e complexo e merece muita atenção. Essa experiencia, bem como a literatura da area, nos levam a refletir sobre formas possiveis de aplicar a psicologia nas escolas com vista a reduzir a ocorrencia desse tipo de violência.

Alguns estudiosos abordam construtos que, ao que parece, se relacionam com o bullying. Desse modo abrem-sepossibilidades de que intervenções que provoquem mudan9as nesses construtos podem ter chances de minimizar o bullyingcomo consequencia. Entre estes construtos estao as Habilidades Sociais e os Valores Humanos.

A literatura da area de Habilidades Sociais vem indicando que crian9as e adolescentes que tern esse conjunto dehabilidades pouco desenvolvidas possuem maior vulnerabilidade a sofrerem agressoes. Ja em rela9ao aos agressores, apesar denao haver consenso, ha tambem indica95es de que possuem menores habilidades para lidarem com suas intera95es interpessoais, e que a melhoria dessas habilidades, especialmente da empatia, poderia diminuir as agressoes. (Silva et al., 2018).

Nesse contexto, um outro conceito que pode ser importante é o de Valores Humanos. Segundo Gouveia (2013) os Valores sao aspectos psicológicos que possuem duas funções: guiar as ações umanas erepresentar cognitivamente suas necessidades. Estudos tern apontado que os Valores Humanos tern apresentado poder explicativo relevante para predizer o comportamento de civilidade, um importante comportamento pr6 social que beneficia pessoas ou grupos que o pratiquem (Ventura et al., s.d).

Os Valores Interativos, por exemplo, como afetividade, apoio social e convivencia apresentaram rela9ao negativa com apratica do bullying, ou seja, individuos que praticam as agress5es possuem um menor grau desse conjunto especifico de valores (Monteiro et al., 2017). Tais valores enfatizam a vida social e uma grande importancia afetiva compartilhada, representando necessidades de perten9a, amor e filia9ao sendo essenciais para estabelecer, regular, e manter as relações interpessoais.Acredita-se que ao promover esses valores de ordem social, contribui-se para o desenvolvimento do individuo.

Nesse sentido, ja foram formuladas intervenções como a realizada por Ventura et al (s.d) e que indicaram resultados promissores em rela9ao a auxiliar crianças na construção de determinados valores que podem influenciar o engajamento em comportamentos mais pró sociais e que alimentam a esperança de que haja, consequentemente, diminui9ao dos comportamentos de bullying.

Através do estudo mais aprofundado sobre intervenções que trabalhem essas questões poderia-se encontrar ferramentas para combater o bullying nas escolas atraves de sua implementação. E importante que os profissionais que atuam nos contextos escolares estejam preocupados em buscar formas que permitam interferir na sistemática atual a fim de ajudar proporcionar escolas que sejam realmente espaços seguros de aprendizado e de desenvolvimento de relações saudáveis e de cidadania.

 

 

Referências

 

Pimentel, F. 0., Della Mea, C.P., & Dapieve, P. N. (2020). Vitimas de bullying, sintomas depressivos, ansiedade, estresse eidea9ao suicida em adolescentes. Acta Colombiana de Psicologia, 23(2), 205-216.http://www.doi.org/10.14718/ACP.2020.23.2.9


Monteiro, R. P., Medeiros, E. D., Pimentel, C. E., Soares, A. K. S., Medeiros, H. A., Gouveia,

 

V. V. (2017). Valores Humanos e Bullying: Idade e Sexo Moderam essa Rela<;ao?.

 

Temas em Psicologia 25(3), 1317-1328 DOI: 10.9788/TP2017.3-18Pt

 

 

 

Ventura, N. A., Gouveia, V. V., Oliveira, I. C. V., Moizeis, H.B. C.,Figueiredo, C. V. (s.d) Promovendo civilidade no contexto escolar: uma proposta pautada na educa<;ao e valores. III Congresso Nacional de educa<;ao (CONEDU)

 

 

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Zequinao, M. A. Z., Lizzi, E. A. S., Pereira, B. 0., Silva, M. A. I. (2018). Resultados de Interven95esem Habilidades Sociais na Redu<;ao de Bullying Escolar: Revisao Sistematica com Metanalise. Temas em Psicologia 26(1), 509-522. DOI: 10.9788/TP

Nenhum comentário:

Postar um comentário