segunda-feira, 9 de maio de 2022

A presença do psicólogo e o fortalecimento no processo de aprendizagem




Laura Carvalho Brandão
Lucas de Oliveira Santos

 Graduandos em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco


Problemas que afetam o processo de aprendizagem

Culpar o aluno por seu fracasso escolar é muito comum, porém, hoje têm-se um maior entendimento de que as dificuldades da aprendizagem podem estar relacionadas a uma série de fatores, podendo estes estarem relacionados a transtornos e aspectos sociais tendo grande influência também de distratores na sala de aula, o método de ensino, a expectativa do professor, o ambiente escolar e entre outros. 

 A expectativa do professor, em relação à capacidade do seu aluno alcançar um bom ou um mau desempenho escolar, tem sido apontada como um fator de provável influência no próprio desempenho escolar do aluno. A expectativa de um indivíduo sobre o comportamento de outro pode favorecer para que o comportamento realizado seja o esperado. Isso levanta a possibilidade de que a expectativa dos professores possa contribuir ou atrapalhar o desenvolvimento no aprendizado de seus alunos. 

Como os professores não recebem cursos ou formações extra curriculares direcionadas especificamente ao processo de aprendizagem, são levados a optar por processos didáticos e técnicas da qual presenciaram, como por exemplo um professor que não se movimenta em sala, um professor que não altera o tom de voz, o costume corriqueiro de encher as paredes da sala com os trabalhos da turma, a falta de criação de objetivos para a turma é um problema bem visível. A psicologia tem estudado o processo de aprendizagem por muitos anos e desenvolvido muitas técnicas para otimizar e facilitar esse processo. 

 

A presença do psicólogo e suas possibilidades

Pensando no processo de aprendizagem, a presença obrigatória do psicólogo nas escolas é um grande passo, nos faz teorizar sobre as possibilidades de atuação, e algumas delas podem ser voltadas ao processo de aprendizagem, como formações para os professores no formato de oficinas ou workshops, onde o psicólogo apresentaria pontos importantes do processo de aprendizagem, seu funcionamento e algumas técnicas que poderiam ser utilizadas dentro e fora de sala para melhorar a relação professor e aluno, para manter a motivação, atenção e participação dos alunos alta, bem como para auxiliar o professor no processo de adaptação de conteúdo, definição dos objetivos e criação de metas alcançáveis. A seguir algumas considerações sobre as possibilidades e benefícios de uma atuação com os professores voltados ao processo de aprendizagem.

Existem técnicas que podem contribuir com questões já conhecidas, como por exemplo a adaptação do material dado em sala e dos exemplos utilizados pelo professor, tornar as coisas mais interessantes e fáceis de compreender é de extrema importância, por isso o material usado em sala precisa ser mais próximo da realidade dos alunos e o exemplo que o professor usa também, pois quanto mais próximo da realidade dos alunos, mais fácil para eles participarem da aula, tornando-a mais dinâmica, possibilitando ao professor promover alguns momentos com interações menos descentralizadas, colocando a turma em círculos é uma boa forma, utilizando das falas dos alunos e relacionando a algum tema da aula ou da matéria, também pode ser feito um brainstorming sobre algum tema da matéria e já buscar os conhecimentos anteriores da turma sobre o assunto, sempre aproveitando a fala independente do que o aluno tenha dito, para evitar algum sentimento de punição, são comportamentos que auxiliariam no processo de aprendizagem, e muito provavelmente aumentariam a participação e a motivação dos alunos. 

Quando pensamos sobre motivação existem diversas formas de abordar e trabalhar essa temática, algumas são mais interessantes pois de forma conjunta trabalham e desenvolvem a autonomia da turma, uma possibilidade é um contrato comportamental associado a um objetivo para se alcançar, e pequenas metas da turma, essas metas podem ser criadas e discutidas junto à turma no primeiro dia de aula do período, dando aos alunos uma voz e a capacidade de opinar, um outro ponto é como o professor associa o conhecimento da matéria a uma aplicação prática, uma atribuição prática ao assunto que está sendo dado em aula auxilia muito na atenção e retenção das informações. 

É importante também cuidar do ambiente onde a aula é dada, já que a atenção do aluno precisa ficar em sua maior parte direcionada para o professor, é essencial que o professor tenha algumas técnicas para auxiliá-lo, como por exemplo se mover na sala de aula, gesticular enquanto explica, e alternar no tom de voz enquanto dá a aula são fatores importantes para manter a atenção dos alunos, bem como remover distratores das paredes, janelas e carteiras podem contribuir muito, então não deixar trabalhos colados nas paredes, se possível mudar a localização do quadro e fazer com que os alunos fiquem virados de costas para a porta que dá entrada a sala de aula, a junção de todos esses pequenos fatores tende a auxiliar muito o professor e promover uma experiência melhor para os professores e alunos.

 

Este texto é produto do processo vivido no âmbito da disciplina Educação e Políticas Públicas, do curso de Psicologia da Univasf, tendo como professor Marcelo Silva de Souza Ribeiro em abril de 2022.


Para saber mais:

 

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. Moldando corpos, formando a nação: preocupações com o corpo e as aulas de ginástica nos grupos escolares sergipanos. In: Colóquio de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje, 1. 2007. Recife. Anais Eletrônicos – ISBN 978-85-87459-57-2. Recife: UFPE, 2007.p. 1-7. Disponível em: . Acesso em: 06 de julho de 2010.

 

MASSETO, Marcos Tarciso. Competências Pedagógicas do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

 

da Costa Pinto, A. (2001). Memória, cognição e educação: Implicações mútuas. Editora Edinova.

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