domingo, 28 de março de 2010

DIMENSÕES E ASPECTOS DE SER PROFESSOR

Pensar que o professor é só um profissional que vive sua dimensão técnica em sala de aula é uma maneira reduzida de compreendê-lo. Concordo quando Grilo (2006) aponta para quatro dimensões que marcam a vida de um professor: a pessoal, a profissional, a institucional e a cultural. Essas seriam dimensões que estariam presentes e influenciaram o modo do professor ser e atuar. Aproveitando esse modo de ver a riqueza da condição de ser professor, quero destacar de uma maneira mais concreta alguns aspectos que considero importante, pelo menos para um professor universitário. O primeiro deles é o mais óbvio, que é o aspecto do ensino. Este, pelo menos para mim, é o que mais caracteriza o ser professor. O segundo e o terceiro, dizem respeito a atividade de pesquisa e extensão que um professor exercer ou deveria exercer ao longo de sua carreira. O quarto aspecto diz respeito a atividade administrativa que, invariavelmente, os professores assumem. São cargos e funções administrativas demandados pela instituição de ensino e, alguns deles, em nível de gestão. Portanto, não dá para pensar a condição de ser professor sem levar esses aspectos em consideração. É claro que alguns professores vão se dedicar mais a certos aspectos do que a outros. Entendo que esses mundos são formativos para o professor e que reservam experiências ativas para a vida docente. Acho importante poder viver esses aspectos até mesmo para ter uma vivencia mais geral e diversificada da condição de ser professor.

São Raimundo Nonato, 07 de maio de 2009.

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