terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR/REFLEXIVO



Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros
               Marilúcia de Souza Correia Vasconcelos

No fulcro da educação, em momentos de grandes desafios globais, as questões pertinentes ao ensino sinalizam que a formação e a prática dos professores tanto das Instituições de Ensino Superiores (IES) quanto da Educação Básica, passaram a ocupar espaço privilegiado de estudos, análises, discussões e reflexões em torno dos saberes científicos e saberes pedagógicos, capazes de provocar mudanças significativas no intuito de melhorar os indicadores de eficiência e eficácia da educação.
Isto aponta para a veracidade de que, as pesquisas educativas articuladas às contribuições da Pedagogia Universitária vêm atuando como princípio “educativo e científico”, pois permeia a formação e a prática pedagógica dos professores, revelando assim, como um recurso significativo à profissionalização autônoma, responsável e comprometida com o processo ensino-aprendizagem e a formação do cidadão consciente e emancipado.
Com efeito, pensar a profissionalidade docente na perspectiva de corresponder com as demandas contemporâneas, nos sinaliza que um aspecto é preponderante ao longo da formação, ou seja, a condição de tornar o docente um pesquisador da sua própria prática, que ao examinar atenciosamente sua conduta pedagógica posso reconhecer reflexivamente e criticamente o lócus de atuação e como se processa o entrelaçamento da teoria com a prática, de forma que possa identificar e regulamentar as condições explícitas e implícitas que constituem suas competências e qualidades humanas. (PÉREZ GÓMEZ, 147)
Portanto, é imperativo pautar que, na condição de “ser um” professor pesquisador para além da docência significa trazer consigo a responsabilidade de não mais alicerçar sua prática na exclusiva competência científica, mas na capacidade de refletir com a mesma intensidade onde tem assentamento a área disciplinar específica e a área da prática de ensinar e aprender, pois a pedagogia é campo de ação complexo que requer um diálogo epistemológico interrupto, para além do ato de transmissão de conhecimentos, mas em virtude também, de acompanhar a mutação do mundo e da profissionalidade docente.
Nesse intuito, o processo de reflexão do professor pesquisador de sua prática, de sua realidade precisa considerar como ponto inicial seu processo de formação, suas vivências e experiências para diante disso ter consciência dos modelos de formação de alunos e de sua própria realidade formativa, das transformações necessárias em sua prática com vista a transformar, melhorar e influenciar para uma educação libertadora, cidadã.     
Para uma educação cidadã, a postura do docente precisa esta pautada numa perspectiva interdisciplinar, na investigação e valorização das relações entre os diversos saberes, estar aberto ao trabalho em equipe e principalmente considerar as implicações socioculturais e políticas concernentes ao fazer docente. À medida que os professores pesquisam, refletem sua prática individualmente e coletivamente, os conhecimentos profissionais e pedagógicos são aprimorados e novas competências vão se formando no fazer docente.
Para concluir este breve e informal ensaio, cabe reiterar que repensar a educação a partir da concepção de professor pesquisador e reflexivo faz pertinente corroborar com o pensamento de Freire quando coloca a seguinte questão “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo.” Isso, resume a incompletude da formação docente e da pesquisa e reflexão como ato educativo indissociável, porém com suas particularidades se completa e se reconstrói.

Referências

PÉREZ GÓMES, Angel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015, 147p.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: paz e Terra, 2011, p.32.

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