terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

UMA SÍNTESE SOBRE PROFESSOR REFLEXIVO E PROFESSOR PESQUISADOR


Maria do Socorro da Silva Ferreira
Sônia Maria dos Santos Campos Neves

O professor pesquisador teve seus avanços na Inglaterra. A partir do contexto, iniciou-se um trabalho partindo da vida cotidiana dos estudantes como ponto fundamental para práticas inovadoras no currículo. No Brasil ocorreu no ano de 1960 no Rio de Janeiro já com professores da educação básica, todo este movimento se deu pelos grandes fracassos que já acontecia em tempos anteriores. A formação de professor ao longo dos anos vem sendo tema de muitas pesquisas e mesmo com os estudos realizados ao longo dos anos, não houve de fato mudanças efetivas neste campo. Todos esses movimentos que ocorreram ganharam forças no Brasil nos meados de 1990, muitas publicações foram ocasionando artigos que discutiam a formação dos professores, Donald Schon (1983) desenvolve a ideia de um profissional reflexivo. Em seus artigos, ele propõe que a formação do profissional deva levar em conta os saberes construídos na ação, pois estes, convivem com situações singulares que os levam a criar soluções e novas estratégias para resolvê-las.

Desta maneira, a aprendizagem do aluno está relacionada às habilidades e competências adquiridas e desenvolvidas pelos professores na sua formação inicial e continuada, e logo se faz necessário questionar o quanto o processo formativo tem contribuído nas práticas escolares, parafraseando Nóvoa (2007), a formação deve centrar nas práticas e na análise das mesmas. Assim, a formação para a docência na educação básica deve oferecer ferramentas e subsídios para uma reflexão da prática em sala de aula, pois o papel do professor não se resume a apenas transmissor do conhecimento, mas este deve ter uma atuação conjunta com o aluno sobre o objeto de estudo, de forma que a ação de ensinar em conjunto com a de aprender represente um clima de envolvimento com o objeto em questão.
Estas mudanças foram necessárias para dar conta das demandas do ensino e seu novo formato no mundo pós-moderno. Schon (1992) chama o processo de busca e criação de soluções, de “reflexão e ação. ” O Brasil então se apropriou desses conceitos que foram surgindo e os pegou como base para suas reformas educacionais focando na formação dos professores e suas práticas. A vivência dos professores e a base da sua formação inicial não deram conta e em primeiro momento a ideia que se teve foi que o professor formado como profissional reflexivo, teria condições de resolver tudo e qualquer problema que envolva ensino aprendizagem, isto ficou bem claro nos documentos que foram elaborados para nortear a educação em nosso país.
 O tema professor pesquisador tem sido fundo de muitas inquietações no campo educacional, muitos estudos foram explorados no intuito de fortalecer e melhorar a formação do professor, mas ainda existe um grande distanciamento entre a pesquisa realizada nos cursos universitários e as mudanças efetivas dos currículos propostos pelas universidades.
Como se vê, um professor pesquisador e inovador torna-se um autor de mudanças significativas da sua ação educativa e ainda podendo cooperar para construções de novos conhecimentos no seu cenário educacional.
Referências:
ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e sociedade, anoXXII, nº74, abril/2011.
FAGUNDES, B. Tatiana. Revista |Brasileira de Educação v.21n,65 abr.-jun.RJ -2016.
PERCE,de K. Marly. Professor pesquisador na Visão do acadêmico de literatura- UNIVILLE/PUCSP -2012.


















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