terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

UM PROFESSOR REFLEXIVO PERMEIA PARA EXCELÊNCIA DE UMA BOA PRÁTICA



Maria do Socorro da Silva Ferreira

       No mundo pós-moderno em que estamos, buscar a excelência na docência é essencial. Pois o educador é um divulgador de ideias e está diretamente com seres pensantes, além disso, o educador é um mediador de conhecimento, possibilitando a outras pessoas a ampliarem sua visão de mundo. 
O profissional da educação é um garimpeiro na busca de sua qualificação no intuito de educar-se e aperfeiçoando para sua constate transformação. O objetivo de toda esta busca, é chegar ao ápice de poder ajudar o ser humano em sua construção.
Refletir, é uma ação mais elaborada diante dos obstáculos, pois é de maneira crítica que todo ser reflexivo agi, este ato é imprescindível na vida cotidiana dos educadores, mas sabemos que isto não ocorre com todos, os que entendem e estão em constantes buscas de melhores práticas, certamente tem este diferencial. É fato, a reflexão leva para a excelência da prática, o educador não se encontra isolado em seu dia a dia, são nas trocas de experiências no seu ambiente de trabalho que surgem as reflexões sendo estes, momentos bastantes significativos.
Um educador que não se contenta em ser um mero reprodutor de conhecimento, ele vai na busca de novos caminhos, não se prende apenas a um. E para percorrer caminhos diferentes, o profissional em educação precisa estar em constante trabalho de formação continuada, o cenário educacional atual remete o educador a encontrar novos caminhos para ensinar, acompanhando assim, o desenvolvimento do mundo moderno. Mundo este, que cada vez está mais dinâmico, por isso, que o educador tem uma grande missão, de estar páreo com a rapidez em que se encontra nossa sociedade hoje, e também por estar envolvido diretamente com formação de seres humanos pensantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário