Miranery Amorim Souza
Estamos vendo uma
verdadeira revolução na atualidade com o surgimento das novas tecnologias
digitais, que vem mudando a comunicação entre os povos, bem como, todo os processos
sociais. As profundas transformações na sociedade atual, ocorridas pela
incorporação das novas tecnologias digitais, interferem diretamente nos
processos de desenvolvimento de ensinar e aprender nos ambientes educacionais. No
entanto, há de considerar que algumas reflexões precisam ser feitas, dentre elas:
Como as Escolas estão encarando o uso das tecnologias digitais no trabalho
pedagógico? Quais desafios referentes ao uso dessas tecnologias a educação está
enfrentando?
É
notório que o uso das novas tecnologias digitais vem transformando e
facilitando a vida das pessoas, sendo percebível as mudanças nas práticas dos
educadores em sala de aula. A utilização de recursos tecnológicos já é uma realidade
em muitas escolas, modificando as formas de interação e até mesmo o conteúdo,
bem como a própria estrutura do espaço e as relações que são travadas no
contexto escolar.
Alguns desafios ainda precisam ser
enfrentados, dentre eles está a percepção do Educador quanto ao uso dessas
novas tecnologias. Alguns chegam a encarar todos esses avanços como algo ruim,
dentro de uma visão pessimista, porém algumas pesquisas têm demonstrado que um
dos desafios está na dificuldade de implementar essas tecnologias em todos os
segmentos, pois a própria concepção do educador ainda conserva uma pedagogia
tradicional e transmissiva, utilizando práticas obsoletas apenas para
complementar aulas expositivas.
É comprovado que o uso
das novas tecnologias favorece a aprendizagem, como também oferece muitas
possibilidades para que mais pessoas
tenham acesso a educação através do uso da internet, com cursos a
distância, porém é necessário que a Escola reflita sobre o uso dessas
tecnologias e seus impactos, bem como, fundamentar todo o seu trabalho
pedagógico através de uma proposta curricular com objetivos claros. O êxito no uso dessas novas ferramentas requer
que seja suscitado novas formas de ensinar e aprender, dentro de uma visão de
mundo totalmente diferente, buscando as metodologias que favoreçam o protagonismo
do aluno.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário