terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

REFLEXÃO ACERCA DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


Miranery Amorim Souza


Estamos vendo uma verdadeira revolução na atualidade com o surgimento das novas tecnologias digitais, que vem mudando a comunicação entre os povos, bem como, todo os processos sociais. As profundas transformações na sociedade atual, ocorridas pela incorporação das novas tecnologias digitais, interferem diretamente nos processos de desenvolvimento de ensinar e aprender nos ambientes educacionais. No entanto, há de considerar que algumas reflexões precisam ser feitas, dentre elas: Como as Escolas estão encarando o uso das tecnologias digitais no trabalho pedagógico? Quais desafios referentes ao uso dessas tecnologias a educação está enfrentando?
  É notório que o uso das novas tecnologias digitais vem transformando e facilitando a vida das pessoas, sendo percebível as mudanças nas práticas dos educadores em sala de aula. A utilização de recursos tecnológicos já é uma realidade em muitas escolas, modificando as formas de interação e até mesmo o conteúdo, bem como a própria estrutura do espaço e as relações que são travadas no contexto escolar.
 Alguns desafios ainda precisam ser enfrentados, dentre eles está a percepção do Educador quanto ao uso dessas novas tecnologias. Alguns chegam a encarar todos esses avanços como algo ruim, dentro de uma visão pessimista, porém algumas pesquisas têm demonstrado que um dos desafios está na dificuldade de implementar essas tecnologias em todos os segmentos, pois a própria concepção do educador ainda conserva uma pedagogia tradicional e transmissiva, utilizando práticas obsoletas apenas para complementar aulas expositivas.
É comprovado que o uso das novas tecnologias favorece a aprendizagem, como também oferece muitas possibilidades para que mais pessoas   tenham acesso a educação através do uso da internet, com cursos a distância, porém é necessário que a Escola reflita sobre o uso dessas tecnologias e seus impactos, bem como, fundamentar todo o seu trabalho pedagógico através de uma proposta curricular com objetivos claros.  O êxito no uso dessas novas ferramentas requer que seja suscitado novas formas de ensinar e aprender, dentro de uma visão de mundo totalmente diferente, buscando as metodologias que favoreçam o protagonismo do aluno.
.








  


Nenhum comentário:

Postar um comentário