terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A EXPERIÊNCIA E A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA


Miranery Amorim Souza

   As grandes modificações, ocorridas nos últimos anos na Sociedade, tem contribuído para  o surgimento de novas  formas de organização do  mercado de trabalho e,  consequentemente, do processo educativo , que requer novas técnicas e abordagens metodológicas, tendo em vista, o surgimento das novas tecnologias, que requerem tanto do processo, como do educador que é o sujeito  mediador do conhecimento,  uma didática eficiente para dar conta da  sua prática enquanto um processo dinâmico e efetivo através   da busca por   caminhos novos para a implementação de práticas mais eficientes na sala de aula, visando solucionar alguns problemas vivenciados na atualidade, em que problemas diversos adentram ao espaço educativo, deixando a sociedade como um todo e a comunidade escolar perplexa diante dos inúmeros desafios que surgem, diariamente, como uma demanda social , porém, a resolução dos mesmos acabam ficando sob a responsabilidade da comunidade escolar.
   Muito tem-se pesquisado acerca do processo educativo e a gama de produções científicas na área de educação tem sido de uma abrangência fenomenal, tendo como foco o processo ensino aprendizagem. Há de se destacar que, recentemente, essas pesquisas deixaram de focar no ensino para o aprofundamento no processo de aprendizagem, mudando esse enfoque para o processo como algo dinâmico, deixando de ser estático.
   Vários aspectos deverão ser observados no processo educativo, dentre eles, a capacidade do educador em ser um sujeito que busca melhorar a sua prática dia a dia, em um processo de análise e reflexão acerca da sua experiência, para daí ser capaz de conseguir dar conta das novas demandas oriundas de uma nova sociedade que busca informação a qualquer preço. A dificuldade em atribuir sentido a sua existência enquanto educador ocorre por estar envolto, profundamente, no processo, muitas vezes, não conseguindo compreender ou, até mesmo, enxergar o obvio, encontrando nesse movimento algo sem vida, que não contribui para mudança na sua prática. 
Grande parte das dificuldades enfrentadas pelos educadores é oriunda da não valorização e/ou conhecimento das leis que regem o seu trabalho, bem como, a não apropriação das teorias que embasam o seu caminhar como educador, não reconhecendo o valoroso papel do que já foi pesquisado e comprovado e ainda acreditando em uma dicotomia entre teoria e prática, entre os saberes da vida e o que é pesquisado na academia.
   Conforme elencado acima, nunca houve tantas pesquisas acerca do processo educativo como agora, e Pesquisar acerca da experiência e a epistemologia requer um aprofundamento no contexto da realidade que os educadores enfrentam, sendo necessário compreender o porquê das práticas dos mesmos e quais linhas teóricas embasam o seu trabalho, bem como, conhecer a sua história de vida e o entorno da comunidade que a escola está inserida.


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