Miranery Amorim Souza
As grandes modificações, ocorridas nos
últimos anos na Sociedade, tem contribuído para
o surgimento de novas formas de
organização do mercado de trabalho
e, consequentemente, do processo
educativo , que requer novas técnicas e abordagens metodológicas, tendo em
vista, o surgimento das novas tecnologias, que requerem tanto do processo, como
do educador que é o sujeito mediador do
conhecimento, uma didática eficiente
para dar conta da sua prática enquanto
um processo dinâmico e efetivo através
da busca por caminhos novos para
a implementação de práticas mais eficientes na sala de aula, visando solucionar
alguns problemas vivenciados na atualidade, em que problemas diversos adentram
ao espaço educativo, deixando a sociedade como um todo e a comunidade escolar
perplexa diante dos inúmeros desafios que surgem, diariamente, como uma demanda
social , porém, a resolução dos mesmos acabam ficando sob a responsabilidade da
comunidade escolar.
Muito tem-se pesquisado acerca do processo
educativo e a gama de produções científicas na área de educação tem sido de uma
abrangência fenomenal, tendo como foco o processo ensino aprendizagem. Há de se
destacar que, recentemente, essas pesquisas deixaram de focar no ensino para o
aprofundamento no processo de aprendizagem, mudando esse enfoque para o
processo como algo dinâmico, deixando de ser estático.
Vários aspectos
deverão ser observados no processo educativo, dentre eles, a capacidade do
educador em ser um sujeito que busca melhorar a sua prática dia a dia, em um
processo de análise e reflexão acerca da sua experiência, para daí ser capaz de
conseguir dar conta das novas demandas oriundas de uma nova sociedade que busca
informação a qualquer preço. A dificuldade em atribuir sentido a sua existência
enquanto educador ocorre por estar envolto, profundamente, no processo, muitas
vezes, não conseguindo compreender ou, até mesmo, enxergar o obvio, encontrando
nesse movimento algo sem vida, que não contribui para mudança na sua
prática.
Grande parte das dificuldades
enfrentadas pelos educadores é oriunda da não valorização e/ou conhecimento das
leis que regem o seu trabalho, bem como, a não apropriação das teorias que
embasam o seu caminhar como educador, não reconhecendo o valoroso papel do que
já foi pesquisado e comprovado e ainda acreditando em uma dicotomia entre
teoria e prática, entre os saberes da vida e o que é pesquisado na academia.
Conforme elencado acima, nunca houve tantas
pesquisas acerca do processo educativo como agora, e Pesquisar acerca da
experiência e a epistemologia requer um aprofundamento no contexto da realidade
que os educadores enfrentam, sendo necessário compreender o porquê das práticas
dos mesmos e quais linhas teóricas embasam o seu trabalho, bem como, conhecer a
sua história de vida e o entorno da comunidade que a escola está inserida.
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