Katianny
Silva Galvão
A ação humana
apresenta-se permeada de conhecimentos que se constroem no decorrer da
interação com as situações vividas, experimentadas. Dessa forma, a experiência
adquirida vai servindo de orientação e conduzindo o fazer humano.
No decorrer do
tempo alguns questionamentos foram feitos sobre o saber da prática, alguma
teorias chegaram a negá-lo, visto que para esses pensadores, a ciência precisa
de comprovação e descartavam essa exatidão no conhecimento prático.
Estudando “O papel
da experiência na filosofia de Jonh Dewey”, podemos verificar que na sua
proposta a experiência apresenta-se como um todo, como um fluxo apreendido
através dos nossos sentidos em um movimento de estabelecer e expandir certos
padrões. Partindo, portanto, do pressuposto de que a experiência vivenciada
impulsiona o ser humano, orientando-o, as ideias revelam sentido integradas com
a experiência. Reconhece-se assim o trabalho importante no campo das ideias,
sem descartar a importância da vivência direta.
Fundamentando o
saber e a ação, experiência apresenta-se sob a luz da objetividade, apesar de
ser interno ao sujeito, portanto psicológico; bem como relação que indica a
necessária reflexão do sujeito. A experiência acumulada exemplifica a
experiência como fato interno. A vivência por sua vez reflete-se na experiência
intencional. Para a Psicologia, o mundo vivido é um importante referencial na
elaboração de qualquer teoria significativa.
Teorias foram sendo
contestadas e novas teorias se apresentavam ao longo dos anos, buscando
fundamentar esse conhecimento que existe a partir da experiência que os
sujeitos constroem nas suas relações. A epistemologia da prática profissional
docente, pautada na busca pela compreensão dos pressupostos e posturas
educativas que evidenciam certos fundamentos teóricos, segue estudando esses
fenômenos. Compreender a trajetória percorrida pelos profissionais da educação,
as atividades que desenvolvem; os saberes que elaboram no decorrer da
experiência; pode contribuir para a almejada integração entre teoria e prática,
visando à melhoria da qualidade de ensino.
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