terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

EXPERIÊNCIA E EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

                         
                                     Katianny Silva Galvão

A ação humana apresenta-se permeada de conhecimentos que se constroem no decorrer da interação com as situações vividas, experimentadas. Dessa forma, a experiência adquirida vai servindo de orientação e conduzindo o fazer humano.
No decorrer do tempo alguns questionamentos foram feitos sobre o saber da prática, alguma teorias chegaram a negá-lo, visto que para esses pensadores, a ciência precisa de comprovação e descartavam essa exatidão no conhecimento prático.
Estudando “O papel da experiência na filosofia de Jonh Dewey”, podemos verificar que na sua proposta a experiência apresenta-se como um todo, como um fluxo apreendido através dos nossos sentidos em um movimento de estabelecer e expandir certos padrões. Partindo, portanto, do pressuposto de que a experiência vivenciada impulsiona o ser humano, orientando-o, as ideias revelam sentido integradas com a experiência. Reconhece-se assim o trabalho importante no campo das ideias, sem descartar a importância da vivência direta.
Fundamentando o saber e a ação, experiência apresenta-se sob a luz da objetividade, apesar de ser interno ao sujeito, portanto psicológico; bem como relação que indica a necessária reflexão do sujeito. A experiência acumulada exemplifica a experiência como fato interno. A vivência por sua vez reflete-se na experiência intencional. Para a Psicologia, o mundo vivido é um importante referencial na elaboração de qualquer teoria significativa.
Teorias foram sendo contestadas e novas teorias se apresentavam ao longo dos anos, buscando fundamentar esse conhecimento que existe a partir da experiência que os sujeitos constroem nas suas relações. A epistemologia da prática profissional docente, pautada na busca pela compreensão dos pressupostos e posturas educativas que evidenciam certos fundamentos teóricos, segue estudando esses fenômenos. Compreender a trajetória percorrida pelos profissionais da educação, as atividades que desenvolvem; os saberes que elaboram no decorrer da experiência; pode contribuir para a almejada integração entre teoria e prática, visando à melhoria da qualidade de ensino.


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